Mediação de Conflitos Organizacionais
Gente Gerando Resultados
A energia e os recursos gastos pela Empresa por conta de conflitos é impressionante! Eles surgem a partir de necessidades humanas não satisfeitas, reveladas por sentimentos negativos que se transformam em atitudes contrárias ao “espírito de equipe” e ao engajamento das pessoas com os objetivos de suas áreas e/ou da Organização.
Conflitos na Empresa podem ser oportunidades de melhoria, desde que seu processo de ampliação não supere certo nível de gravidade. A partir daí, afetam destrutivamente a qualidade das relações entre as pessoas e/ou grupos e comprometem o alinhamento da equipe com a identidade organizacional. O foco desse processo é mediar o conflito de forma a refazer a ponte de relacionamento entre as partes.
A mediação de conflitos na Empresa é bem diferente daquela de impasses jurídicos. A WISDOM, ao lidar com a primeira, visa levar as partes a vivenciarem um processo de “cura”, ou seja, a identificarem e trabalharem os sentimentos e atitudes negativas reveladas no conflito, para que elas, ao superá-lo, consigam reconstruir as relações entre si.
1. Apresentação do processo e da questão a ser trabalhada.
2. Compreensão das percepções das partes envolvidas.
3. Apoio na identificação dos sentimentos oriundos de necessidades não satisfeitas.
4. Apoio às partes na busca conjunta e criativa de soluções.
5. Apoio na construção de um acordo sobre as ações a serem adotadas.