Modelo de competências

Para um profissional ser considerado competente, não bastam conhecimentos e inteligência. É necessário  possuir ainda algumas características comportamentais, que o levem a enfrentar situações críticas do dia a dia. Assim sendo, a WISDOM entende que um modelo de competências, alinhado à missão, visão, valores e estratégias da Empresa, facilitará a consecução de seus desafios presentes e futuros. 

Conceito de Competências

Existem dois tipos de competências: as funcionais (conhecimentos + habilidades) e as comportamentais (traços de personalidade + valores + motivos sociais). As comportamentais são o “motor” do profissional e quando estão em sintonia com a cultura da Empresa e são combinadas aos conhecimentos e habilidades dele, as demandas que lhe forem atribuídas, serão realizadas com auto desempenho.

 

Vale ressaltar que um modelo de competências deve guardar estreita correlação com a identidade organizacional e permear todos os sub sistemas da gestão de pessoas.

Aplicações do Modelo de Competências 

Objetivos do Modelo de Competências 

1. Incrementar a eficácia via definição dos comportamentos essenciais à consecução da missão e visão de futuro, em sintonia com os valores da Empresa.

 

2. Alavancar desempenho via mudança cultural e reconhecimento de atitudes que agreguem valor.

 

3. Aprimorar a gestão de pessoas, através da sintonia entre os objetivos da Empresa e de sua equipe.

 Etapas do Processo

1. Análise Técnica da Identidade Organizacional

2. Identificação das Competências Essenciais

3. Construção do modelo de competências

4. Validação do modelo pela Alta Direção da Empresa

5. Competências: Desdobramento em níveis

6. Inserção do modelo nos processos de gestão de pessoas

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