Modelo de competências
Gente Gerando Resultados
Para um profissonal ser considerado competente, não bastam conhecimentos e inteligência. É necessário possuir ainda algumas características comportamentais, que o levem a enfrentar as situações críticas do dia a dia. Assim sendo, a WISDOM entende que um modelo de competências, alinhado à missão, visão, valores e estratégias da Empresa, facilitará a consecução de seus desafios presentes e futuros.
Existem dois tipos de competências: as funcionais (conhecimentos + habilidades) e as comportamentais (traços de personalidade + valores + motivos sociais). As comportamentais são o “motor” do profissional e quando estão em sintonia com a cultura da Empresa e são combinadas aos conhecimentos e habilidades dele, as demandas que lhe forem atribuídas, serão realizadas com auto desempenho.
Vale ressaltar que um modelo de competências deve guardar estreita correlação com a identidade organizacional e permear todos os sub sistemas da gestão de pessoas.
Incrementar a eficácia via definição dos comportamentos essenciais à consecução da missão e visão de futuro, em sintonia com os valores da Empresa.
Alavancar desempenho via mudança cultural e reconhecimento de atitudes que agreguem valor.
Aprimorar a gestão de pessoas, através da sintonia entre os objetivos da Empresa e de sua equipe.
1. Análise Técnica da Identidade Organizacional
2. Identificação das Competências Essenciais
3. Construção do modelo de competências
4. Validação do modelo pela Alta Direção da Empresa
5. Competências: Desdobramento em níveis
6. Inserção do modelo nos processos de gestão de pessoas